Espaco de estudo para criancas
Decoração

Espaço de estudo para crianças

Espaço de estudo para crianças: saiba como preparar um local adequado

Fazer com que os seus filhos e filhas estudem e se concentrem os trabalhos de casa nunca é uma tarefa fácil. Distraem-se, inventam desculpas, vêm televisão, jogam nos smartphones. Tudo isto piora caso não tenham um local específico para estudar.

Não precisa de atribuir toda uma divisão para o estudo ou leitura mas precisa, sim, de um espaço concreto para que lhes diga imediatamente que aquele local é para dedicar à aprendizagem.

Há maneiras bem simples (e económicas) para o fazer. Basta seguir algumas destas dicas:

Escolha o espaço de estudo para crianças certo

Se tem uma casa grande com um quarto extra que pode utilizar, considere fazer uma pequena remodelação ou até reorganização da divisão e convertê-lo num quarto de estudo, mobilando-o com secretárias, estantes, cadeiras, e apostando numa boa ventilação, nomeadamente com uma instalação de ar condicionado se necessário e por aí adiante.

Os quartos de hospedes podem ser um bom ponto de partida. Muitas vezes, faz-se um quarto extra para o caso de haver visitas em casa e que é usado duas vez por ano (ou nem isso). Considere em aproveitar esse espaço para o dia-a-dia e transformá-lo num quarto de estudo para os mais novos. A melhor parte é que, caso pretenda ter um espaço na mesma destinado a uma potencial visita, há maneiras de fazer um 2 em 1! Basta encontrar um sofá-cama e colocá-lo na sala de estudo. Assim, para além de quarto de estudo, pode ser também um excelente quarto de leitura. Pense em contratar um serviço de transporte de electrodomésticos/móveis profissional para que receba o seu mobiliário em casa sem preocupações.

As famílias que moram em espaços mais pequenos podem encontrar locais e recantos que podem transformar num espaço de aprendizagem, desde um canto no quarto das crianças ou uma área menos movimentada da sala de estar. Caso tenha escadas, pode até considerar o espaço livre por debaixo destas, que tão poucas vezes é utilizado de maneira eficiente.

Lembre-se que este espaço deve ser o mais livre de distrações possível, ter muita luz natural e boa circulação de ar!

Iluminação natural é essencial para um espaço de estudo para as crianças

A iluminação é um dos aspectos cruciais para este espaço, já que este é um local em que as crianças vão passar algum tempo, a ler, escrever e a fazer exercícios. É recomendável que escolha um sítio com janelas perto e que tenha muita luz natural durante o dia. Para além de ser mais agradável, irá ser melhor para a saúde (e nomeadamente os olhos) dos seus filhos ou filhas.

Investir em boas secretárias e cadeiras

Estas vão ser as duas peças mais importantes para a área de estudo das crianças. Invista em boas secretárias e cadeiras, de materiais duráveis e confortáveis, que se adequem ao gosto dos mais novos. Não cometa o erro de andar a mover uma cadeira da cozinha cada vez que as crianças têm de estudar!

Aqui estão algumas opções de secretárias:

  • Secretária regular – secretárias simples, de uma cor só. Estas podem ser boas opções porque são mais discretas, nunca passam de moda e podem ser utilizadas em qualquer idade. Aposte em secretárias feitas com materiais duráveis. Se necessário, podem ser adicionados espaços de arrumação (um conjunto de gavetas por baixo, por exemplo).
  • Secretária temática – se tem filhos mais pequenos, pode ser mais entusiasmante para eles terem uma secretária divertida, temática, de algum desenho animado específico, da natureza, entre outros.
  • Mesa dobrável de parede – esta pode ser a melhor opção para quem tem pouco espaço. Estas são mesas fixas na parede e depois podem ser colocadas para baixo quando necessárias.
  • Secretárias com arrumação – não precisa de se preocupar com sítios para colocar os materiais, estas secretárias já vêm com espaços de arrumação para livros e material de escritório.
Secretarias

As cadeiras devem fazer uma boa combinação com a secretária, para que o ambiente fique harmonioso. Mais importante do que isso, a cadeira que escolher deve suportar as costas da criança e ser ergonómica.

Personalize o espaço de estudo para crianças e coloque tudo à mão

Não há nada mais desmotivante para uma criança do que estar num espaço que não se gosta (ainda por cima a estudar). Por isso, tente decorá-lo à medida dos seus gostos e transformar esse espaço num local em que lhes dê prazer estar.

Bastam alguns acessórios que gostem e escolham e pintar uma parede ou uma faixa com uma cor diferente nesse local de estudo. Pode até adicionar plantas (cactos e suculentas são sempre boas opções) e ensinar as crianças a tomarem conta deles. Fazer crescer também é aprender.

É essencial dizer que este espaço tem de estar sempre limpo e arrumado. Eduque as crianças para que saibam sempre que têm de arrumar o material, limpar a mesa e colocar o lixo no caixote (pode colocá-lo debaixo da secretária). Caso precise de uma ajuda extra pode recorrer à Zaask e procurar por “empresas limpeza” para encontrar profissionais que podem executar esta tarefa de maneira mais profunda.

Outra regra de ouro é manter todos os materiais para o estudo nesse local. “Falta a borracha, falta o livro de matemática, falta o compasso” pode ser uma excelente desculpa e distracção para se sair do lugar. Arranje um móvel, estante, ou prateleiras para que as crianças tenham tudo o que precisem sempre à mão.

Estas foram apenas algumas dicas. Não se esqueça que as crianças precisam de fazer pausas, relaxar e brincar e não podem passar horas concentradas a estudar. Durante este tempo de estudo, faça com que seu espaço seja agradável e genuinamente seu, para lhes dar uma maior sensação de conforto e felicidade.

Cadeiras

_________________________________

A Zaask, o marketplace de serviços líder na Península Ibérica, torna significativamente mais eficiente o processo de contratação de serviços, facilitando assim que clientes e empresas encontrem profissionais de qualquer sector que os ajudem a fazer acontecer. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta para que profissionais, freelancers e PMES, de todas as áreas, possam aumentar o seu volume de negócios.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.